Empresas necessitam conhecer mais sobre Plano de Gereneciamento de Resíduos

‹ voltar

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais (PGRSI) representam a maior fatia dos empreendimentos onde o PGRS é obrigatório.

Praticamente todos os empreendimentos industriais são obrigados a elaborar um PGRS, já que a Lei só dispensaria os geradores de resíduos que produzem menos que uma determinada quantidade de resíduos por dia, definido por regulamentação municipal ou os geradores que produzem resíduos com semelhanças (em quantidade e tipo) com os resíduos domésticos.

Aliado a isso, milhares de empresas no Brasil destinam de forma incorreta seus resíduos causando impactos ambientais em todos os aspectos de gravidade, desde uma simples disposição irregular em vias públicas até mesmo o desastre da liberação de mais de 62 milhões de metros cúbicos de resíduos pela empresa Samarco na cidade de Mariana em Minas Gerais que praticamente “matou” o Rio Doce, que deu origem ao nome da empresa Vale, dona da Samarco, sendo até então, o maior acidente ambiental do Brasil.

Os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais têm um papel fundamental na indicação da forma de como esses resíduos devem ser destinados. Em acordo com a Lei 12.305 por exemplo, todo e qualquer resíduo que possa ser reciclado deve ser encaminhado para as indústrias de reciclagem assim como todo o resíduo orgânico deve ser encaminhado para uma biodigestor ou usina de compostagem.

O problema é que muitas vezes não existe destinação ambientalmente adequada nas cidades e é justamente aqui que nasce um grande oportunidade e com visão de soluções implementadas em países de primeiro mundo. O profissional responsável pela elaboração de PGRS passa a ser uma figura central porque pode fornecer informações vitais sobre os tipos e quantidade real de resíduos gerados em sua forma mais pura e com maior valor agregado, direto na fonte.

Como a Lei 12.305/2010 é baseada nas melhores experiências praticadas em países desenvolvidos, é interessante conhecer as soluções praticadas nestes países. A especialização diferenciada dos profissionais do ramo é sem dúvida o fator decisivo para o nascimento de empresas e cidades mais limpas com melhor qualidade do ar, com rios menos poluídos e práticas sustentáveis.

Fonte: Portal Resíduos Sólidos - Adaptado.